Claudia Tavares

vídeo, 5’

Mãe Gentil

www.claudiatavares.com

Mãe Gentil é um vídeo de 5’, filmado em plano sequência, que registra um desenho da bandeira do Brasil sendo colocado dentro de um tanque de água corrente. O desenho, feito com tinta aquarela, reage a passagem da água e vai lentamente se desfazendo, desaparecendo, a tinta se descolando do papel e sendo levada pela água. Em determinados pontos do vídeo, se ouve um som estranhamente distorcido. São trechos do hino da independência do Brasil em rotação alterada, prolongada, esticada, que é alternado ao som direto da água corrente. A ideia central é trabalhar com a noção de dissolução, com o desfazer lento e gradual que assistimos ao ver o desenho se desfazendo, reforçado pelo som deformado. A dissolvência se torna uma ideia de muitos sentidos no atual momento brasileiro: assistimos a dissolvência da identidade de uma nação pela tentativa de criminalização da sua cultura, a dissolução de uma política de aproximar desigualdades, e a noção de um nacionalismo “militar armado moral e cívica” que retorna anacrônico. Assistimos o Brasil chegar a um estado de dissolução.

Mãe Gentil is a 5 ’video, shot in sequence, which records a drawing of the Brazilian flag being placed inside a running water tank. The drawing, made with watercolor paint, reacts to the passage of water and slowly fades, disappearing, the ink peeling off the paper and being carried away by the water. In certain points of the video, you hear a strangely distorted sound. These are excerpts from the Brazilian National anthem in altered, prolonged, stretched rotation, which is alternated with direct sound of running water. The central idea is to work with the notion of dissolution, with the slow and gradual undoing that we saw when the drawing came undone, reinforced by the deformed sound. Dissolution becomes an idea of ​​many meanings in the current Brazilian moment: we witness the dissolution of a nation's identity by attempting to criminalize of its culture, the dissolution of a policy of bringing inequalities closer together, and the notion of a “military armed moral and civic” nationalism that returns anachronistic. We watched Brazil reach a state of dissolution.

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